programas de mindfulness para pais, jovens e adolescentes
















Vivemos num mundo cada vez mais acelerado onde os jovens e adolescentes deixam de ter espaço para ser, estar e crescer a um ritmo em sintonia com a natureza.


A pressão a nível mental, emocional e social é muito grande.



As percentagens de casos de ansiedade e depressão nos jovens e adolescentes é cada vez mais elevado. O número de crianças e jovens medicados para défice de atenção e hiperatividade é cada vez maior. Por exemplo, divulgado recentemente em Parlamento: em Portugal as crianças até aos 14 anos estarão a consumir mais de 5 milhões de doses de Ritalina para combater situações de Hiperatividade e Défice de Atenção.


meditação mindfulness, conhecida em português como atenção plena, é uma prática de origem budista que tem como objetivo aliviar uma variedade de condições físicas e mentais. Os problemas alvo incluem ansiedade, estresse, depressão, dependência de drogas e transtorno obsessivo-compulsivo. O método passa por uma consciencialização do que rodeia o indivíduo, prestando atenção ao presente, largando o passado e as preocupações com o futuro. A atividade tem ganho fãs por todo o mundo pelos seus resultados eficazes na busca de uma vida saudável a nível mental e físico. Se você gostaria de experimentar essa prática e recuperar a sua saúde espiritual e emocional.

A meditação mindfulness possui vários benefícios, ajudando a combater a depressão e ansiedade, melhorando o sono e diminuindo a irritabilidade. A memória também é beneficiada, assim como a resistência mental, a resistência física e a criatividade. Alguns estudos afirmam ainda que a prática ajuda a reduzir o impacto de doenças graves ou terminais como o câncer ou o HIV.

Em programas de mindfulness os jovens e adolescentes aprendem ferramentas práticas que fomentam:
Maior capacidade de atenção conseguindo estar durante mais tempo atentos e focados Redução de ansiedade e aumento na capacidade de se manterem calmosAumento da consciência do seu corpo, pensamentos e emoções o que aumenta a capacidade de gestão emocional e mental perante situações de stress e desafioMelhoria nas relações interpessoais entre alunos: aumento da compaixão, gentileza, paciência, controlo de impulsos reativos e redução do bullyingAumento da função executiva das crianças/adolescentes que está associada ao desempenho cognitico e sucesso escolarMelhoria de sintomas de hiperatividade e défice de atenção, depressão, stress, ansiedade, agressividade, impulsividade, etc.

Neste pequeno filme mindful "Release, de Julie Salzman, podemos ver a expressão de stress e agitação dos jovens no início do filme e o impacto de uma curta sessão de mindfulness.


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