Como a musica pode aumentar a sua produtividade

A música tem o poder de acalmar e tornar os momentos mais leves.


Você sabia que a música pode aumentar consideravelmente a sua produtividade? E quem está dizendo isso não sou eu, mas sim a ciência.
Com a popularização dos dispositivos móveis e dos serviços de streaming, a música está cada vez mais presente no ambiente de trabalho. Hoje, muitas empresas permitem — e outras até incentivam — que seus colaboradores escutem música durante o expediente.
A grande questão é: a música ajuda ou atrapalha a produtividade no escritório? De acordo com alguns estudos publicados no último ano, ela ajuda. E muito.
A música faz as pessoas se sentirem felizes
Teresa Lesiuk, Pesquisadora e Professora do Programa de Musicoterapia da Universidade de Miami divulgou um estudo sobre o efeito da música no desempenho do trabalho (em inglês). Segundo ela, a música faz as pessoas completarem suas tarefas mais rapidamente e serem mais criativas. Por liberar dopamina, a música pode oferecer a mesma sensação de quando se come um doce delicioso, por exemplo, melhorando o humor dos colaboradores, o que significa mais eficiência e produtividade.
Melhores resultados
O MindLab Internacional fez uma pesquisa encomendada pela MusicWorks sobre música no trabalho onde foi realizado um experimento no qual 26 participantes tiveram de encarar uma série de tarefas diferentes durante cinco dias seguidos. Alguns participantes escutaram diferentes gêneros de música ao realizar as tarefas, enquanto outros não ouviram nada. Os resultados mostraram que nove em cada dez trabalhadores realizaram as tarefas de forma mais eficiente quando ouviram música. Número incrível, né?
Por que as pessoas gostam de música no ambiente de trabalho?
Os resultados acima são a prova científica de que a música no trabalho tem realmente um impacto positivo sobre a produtividade. Mas, por que as pessoas gostam de ouvir música no trabalho?
Para muitos é questão de foco. Escritórios podem ser muito barulhentos. Telefones tocando, pessoas conversando, portas batendo. Os fones de ouvido podem ser uma grande fuga e uma ótima maneira de manter o foco.
Desvantagens da música no trabalho
Claro que existem algumas desvantagens de ouvir música enquanto se trabalha ou estuda:
  1. Fones de ouvido podem ser ótimos para sinalizar que você está focado e não quer ser interrompido. No entanto, seus colegas de trabalho podem ficar irritados se você os usar sempre. Afinal, em algum momento eles precisarão da sua atenção.
  2. Enquanto você está aprendendo ou estudando, a música não lhe permite absorver a informação tão rápido quanto você poderia se estivesse estudando em silêncio.
  3. Se você é forçado a ouvir música que não gosta no seu trabalho, isso não vai melhorar a sua produtividade, pelo contrário, ela pode realmente causar o efeito oposto.
Em resumo, quando você decidir escutar música no trabalho, certifique-se de que todos ao seu redor concordam e, claro, respeite o gosto musical dos colegas. Caso contrário, você pode melhorar a sua produtividade e diminuir a dos outros. E, não queremos isso, né?
O que eu escuto quando trabalho
Eu sou um cara que cresceu ouvindo punk rock e hoje está mais para o indie. Mas, na hora de trabalhar, isso não funciona pra mim. De alguma maneira isso me remete ao lazer. Quando preciso manter o foco escolho geralmente entre Radiohead e The xx. Para ocasiões em que preciso de motivação ou estou criando algo — ou mesmo me exercitando — gosto de ouvir Angels & Airwaves e Thirty Seconds to Mars. Uma dica é pesquisar por playlists nos serviços de streaming. Eu utilizo o Spotify e existem várias com o tema “trabalho”.

Fonte: Matheus Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas