TRANSTORNOS MENTAIS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Os Transtornos mentais são frequentes na infância e adolescência (12,7% entre indivíduos de 7 a 14 anos) Vários fatores estão envolvidos no surgimento
Causam sofrimento ao indivíduo e/ou àqueles que convivem com ele
Tratamento pode levar à melhora dos sintomas e da qualidade de vida
Causam sofrimento ao indivíduo e/ou àqueles que convivem com ele
Tratamento pode levar à melhora dos sintomas e da qualidade de vida
- Podem contribuir para o surgimento de diversos problemas:
Mau rendimento escolar
Problemas de comportamento
Problemas de relacionamento com pais, professores e colegas
Envolvimento em atitudes delinquentes
Uso de drogas
Abandono escolar
Suicídio
- Transtornos de Ansiedade
Ansiedade patológica: desproporcional ao estímulo
Ansiedade de separação:
Relacionada com a separação da casa ou da figura de apego principal
Recusa em ir à escola, dormir ou ficar só
Reações físicas (dor abdominal, náuseas, vômitos, cefaleia)
Transtorno de Ansiedade Generalizada
Mais frequente na adolescência
Preocupações excessivas
Reações físicas
Dificuldade para dormir
- Fobias
- Transtorno Obsessivo-Compulsivo Pensamentos intrusivos e repetitivos Comportamentos repetitivos (“manias”) Grande gasto de tempo
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Atividade motora excessiva (inquietação; está sempre correndo)
Fala excessivamente
Levanta-se do lugar várias vezes
Impaciente, não consegue esperar a sua vez
Responde com precipitação
Interrompe os outros
Mesmo sentado, fica se mexendo
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Desarenção
Esta com a "cabeça longe",precisa der chamado várias vezes Não termina as tarefas, dificuldade para manter a atenção por tempo prolongado
Desorganização
Perde material escolar com frequência
Esquecimentos
Distração, comete erros por descuido
Distrai-se facilmente com estímulos do ambiente
- Transtornos Alimentares
Recusa em manter o peso em um nível igual ou acima do mínimo esperado para a idade
Medo intenso de ganhar peso ou de se tornar gordo
Autoavaliação indevidamente influenciada pela forma e peso corporais
Parada da menstruação
Podem ocorrer episódios de comer compulsivo e purgação
Pode levar à morte
Episódios recorrentes de comer compulsivo
Sensação de perda de controle sobre o ato alimentar durante os episódios
Comportamentos inapropriados de compensação para prevenir o ganho de peso
Preocupação excessiva com o peso e a forma corporal
- Depressão
Tristeza, desesperança, irritação
Diminuição de interesse ou prazer nas atividades diárias
Diminuição da capacidade de concentração
Fadiga ou perda de energia
Diminuição ou amento de apetite Insônia ou aumento do sono
Baixa autoestima Ideias de culpa
Queixas físicas (dor abdominal, cefaleia)
Ideias de morte e suicídio
Atenção aos “alunos que não causam problemas”
- Transtornos de Conduta
Brigas, uso de armas
Crueldade com pessoas ou animais
Roubos, furtos
Mentiras, rompimento de promessas
Destruição de propriedade, provocação de incêndios
Invasão de propriedades Violação de regras em vários contextos (em casa, na escola)
Fuga de casa Permanecer fora de casa até tarde da noite
Falta às aulas sem justificativas
- Transtorno Opositivo-Desafiador
Discute com adultos
Desacata ou recusa-se a obedecer solicitações ou regras
Adota comportamentos incomodativos
Responsabiliza os outros por seus erros ou mau comportamento
Irrita-se com facilidade
Rancoroso ou vingativo
- Sinais de alerta
Mudança da forma de se relacionar com os colegas e com os professores
Queda do rendimento escolar
Excesso de faltas
Atitudes autodestrutivas
Comportamento delinquente
- Sugestões aos professores
Não é papel do professor realizar diagnósticos de Transtornos Mentais
Ao identificar um aluno possivelmente portador de um Transtorno Mental:
Conversar em particular com o aluno
Conversar com os familiares do aluno
Orientar o encaminhamento para avaliação psiquiátrica ou psicológica Manter comunicação com os profissionais de saúde durante o tratamento
- Relatório escolar
Grande importância no processo de avaliação diagnóstica e na evolução do tratamento
Desempenho escolar
Participação em atividades
Comportamento dentro e fora da sala de aula
Relacionamento com professores, colegas e funcionários
Fonte: Dr Julio Renó Sawada
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