Ansiedade Normal Versus Anormal




Todos nós temos momentos que nos sentimos nervosos, chateados ou preocupados com algumas coisa. Isso é normal. Entretanto, quando o nervosismo ocorre quase diariamente ou muitas vezes durante uma semana, você pode estar apresentando um distúrbio de ansiedade. 

A ansiedade é uma reação em geral normal do ser humano. É um sentimento que acompanha mudanças na vida da pessoa; separação da criança dos pais ao ir para escola, rompimento de relacionamentos, espectativa para fazer provas ou testes, e assim por diante.

A ansiedade tem como função adaptativa básica o alerta a perigos internos (dor) ou externos (ameaça de lesão corporal). Desta maneira, pode vir acompanhada de medo (medo de morrer frente à um assalto), e visa a preparar o indivíduo para reações imediatas ou evitar tais ameaças, ou pelo menos atenuar os seus danos.


É provável que todos tenhamos experimentado ansiedade em algum momento, o que não significa sofremos de transtornos de ansiedade. Em muitos casos, a ansiedade é uma resposta normal, adaptativa e positiva. Por exemplo, a ansiedade pode servir como um impulso  que aumenta os nossos esforços e desempenhos.

Há três fatores a considerar ao fazer uma distinção entre ansiedade normal e anormal. O primeiro é o nível de ansiedade. Em muitas situações , algum nível de ansiedade é apropriado, mas se a ansiedade o ultrapassa, ela poderia ser considerada anormal.  Por  exemplo, é normal  ficar um pouco ansioso em relação a voar, mas seria anormal se a sua ansiedade fosse  tão intensa que você desmaiasse  quando entrasse em um avião ou que recusasse  a entrar em um avião.

O segundo fator a considerar é a justificativa para a ansiedade, Ansiedade de qualquer  nível seria considerada anormal se não houvesse qualquer justificativa  realista para a ansiedade  na situação.

A ansiedade tem como função adaptativa básica o alerta a perigos internos (dor) ou externos (ameaça de lesão corporal). Desta maneira, pode vir acompanhada de medo (medo de morrer frente à um assalto), e visa a preparar o indivíduo para reações imediatas ou evitar tais ameaças, ou pelo menos atenuar os seus danos.

A ansiedade passa a ser anormal na medida em que ela aparece sem que haja um estímulo, ou seja, na medida em que a pessoa fique ansiosa sem ter um motivo aparente. Palpitações, sudorese, “aperto no peito” surgem com uma freqüência razoável sem que haja uma causa imediata que possa ser identificada por ele.

Em algumas situações, como esperar por uma entrada durante uma apresentação, a ansiedade é apropriada , infelizmente, mesmo ansiedade apropriada pode, algumas vezes, interferir na execução de uma tarefa. 

A decisão referente à normalidade versus anormalidade é subjetiva.



Comentários

juan buendia disse…
Fracasar no significa que somos fracasados… lo que sí significa es que todavía no hemos triunfado.

Fracasar no significa que no hayamos logrado nada… lo que sí significa es que hemos aprendido algo.

Fracasar no significa que hemos sido unos tontos… lo que sí significa es que teníamos mucha fe.

Fracasar no significa que nos hemos desgraciado… lo que sí significa es que estuvimos dispuestos a intentarlo.

Fracasar no significa que no tenemos lo que se necesita… lo que sí significa es que necesitamos hacer algo de manera diferente.

Fracasar no significa que somos inferiores… lo que sí significa es que no somos perfectos.

Fracasar no significa que hemos desperdiciado nuestra vida… lo que sí significa es que tenemos una razón para comenzar
de nuevo.

Fracasar no significa que debiéramos rendirnos… lo que sí significa es que debemos intentarlo con más fuerza.

Fracasar no significa que nunca lo lograremos… lo que sí significa es que nos tomará un poquito más de tiempo.

Postagens mais visitadas deste blog

7 sinais de que alguém tem inveja de você, e como lidar com isso:

Webinar Gratuito sobre Inteligência Emocional

É preciso empurrar o filho para fora do ninho” – Por Rubem Alves